Friday, December 03, 2004

Pinto da Costa e o nosso embaixador... Carago!

Quando Sampaio dissolveu o Parlamento, pela primeira vez, apeteceu-me pegar numa bandeira portuguesa e po-la na janela. Pensei para mim: "Agora sim, tinha valor, agora sim, ha genuinos motivos de orgulho".

Na minha inocencia, julguei que esta atitude sem precedentes significava que nem o paciente e moderado Jorge Sampaio era capaz, desta vez, de apelar a "calma e a serenidade". Julguei que jornalistas e opinadores (Clara Ferreira Alves, Jose Rodrigues dos Santos, Judite Sousa, Marcelo R. Sousa, Mario Soares, Cavaco Silva), independentemente de cores e credos, se tinham manifestado a sua maneira, e que o Presidente os tinha ouvido, sendo esta uma especie de discreta revolucao pela democracia.

Afinal, exagerei.

Reuters, BBC, Associated Press, etc., etc., ou nao disseram nada, ou foram muito discretos com o assunto. "Querem la saber e Portugal", pensei entao. Mas nao. Hoje, finalmente, percebi tudo, quando visitei o website da Reuters:

"Porto chairman held in corruption case" (Fonte: Reuters, sexta-feira, 3 Dezembro, 2004 17:29)

Afinal, pouco importa que o Presidente da Republica de um pais da UE dissolva o Parlamento, farto (como a maioria dos portugueses informados) da incompetencia e dos atropelos a democracia. O que importa, sim, e o futebol.

Vejam por voces proprios: http://www.reuters.co.uk/newsPackageArticle.jhtml?type=sportsNews&storyID=632649&section=news

No que me resta de inocencia, penso para mim: "Coincidencia engracada, esta... o Governo leva um pontape, Pinto da Costa e ouvido... as coisas nao acontecem de um dia para o outro...etc., etc., etc...."

Mas devo estar enganado, de qualquer forma.

Enfim, tanto que eu gostava de sentir prazer em ver futebol, com a bandeira a janela, enquanto soprava no meu 'Golden Whistle'...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home