Saturday, December 03, 2005

O MUSEU QUE MUDOU A CIDADE

10/05 Museu Guggenheim, Bilbau

Que fazer com uma cidade moldada pela fealdade industrial?

Há 20 anos, Bilbau era negra de poluição, suja, feia e desinteressante. De turístico não havia nada.

Hoje, é uma das cidades-exemplo da Europa; virada para o rio, repleta de espaços verdes e visitada por milhões de turistas interessados em arte e arquitectura.

O segredo?

Tal como em Barcelona, requalificação urbana. Decidiram rever os planos da cidade e construir uns quantos edifícios de referência.

Claro, para o fazer, não se limitaram a pensar em projectos arrojados; decidiram antes contratar alguns dos mais famosos arquitectos do mundo para fazer algo verdadeiramente original.

O mais conhecido desses edifícios, criado pelo arquitecto Frank Gehry (o mesmo que teria projectado o Casino do parque Mayer) está coberto por finas folhas de titânio que reflectem a luz de forma distinta consoante o angulo ou a hora do dia – integrando-o totalmente na margem do rio.

O resultado?

Um dos cinco Museus do Guggenheim do mundo, que Bilbau hoje partilha com Veneza, Berlim, Las Vegas e Nova Iorque.

Menos de um ano após a sua construção, já tinha recebido 1,300, 000 visitantes – que tal, para a revitalização de uma cidade?

Seria esta uma boa aposta para incrementar o turismo em Portugal?

Seria, pelo menos, imprudente disparar uma resposta à papo-seco (típico bitaite de café do bairro). Mas não será exagero dizer que esta é uma das obras que todos os autarcas, políticos, engenheiros e arquitectos portugueses deviam ver e entender.

Há muito para fazer no nosso país - a dificuldade está em garantir que fica bem feito!

Mais detalhes sobre o museu em: http://www.guggenheim.org/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home